segunda-feira, 30 de abril de 2001

Quebra de Linha: do BD para HTML

Um problema bastante comum: o usuário efetua cadastro de campos longos de textos ou do tipo MEMO e deseja que as quebras de linhas que ele digita na TEXTAREA permaneçam quando ele requisitar que uma página mostre seu conteúdo. Ora, se você teve um pouco de curiosidade, já notou que o script ASP (via execução direta de comando SQL ou métodos do recordset) salva direitinho no banco de dados as quebras de linha, pois se você requisitar que o conteúdo do campo seja escrito numa TEXTAREA, você vislumbrará as quebras. Só que quando você tenta escrevê-lo no corpo do HTML, não obtem o mesmo resultado. Como proceder? Basta usar o seguinte código para escrever o campo no corpo do HTML:


response.write replace(campotexto, vbcrlf,"<br>")


A função replace serve para substituir dentro de uma string (no caso campotexto) o segundo argumento da função (no caso a constante vbcrlf, que indica dentro de uma string uma quebra de linha) pelo terceiro argumento da função (o velho e bom <br>, a quebra de linha do HTML)



Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por Adriano Nântua, que na época era "Engenheiro de software e analista de sistemas; Desenvolvedor ASP, Delphi, C/C++ e Java/JSP/Servlets; InterBase fan; Linux fan; Alvirrubro inveterado.". Hoje, vai saber...

0 comentários: