quinta-feira, 26 de abril de 2001

Criando uma conexão usando provider

Muitas pessoas que iniciam ou até as mais experientes realizam suas conexões com o banco de dados de um modo funcional, mas não visam um detalhe extremamente importante que é a velocidade do acesso aos dados.
Pois nesta dica você vai aprender a fazer suas futuras conexões com o banco de dados de forma eficiente e rápido utilizando provider.
Ao se programar em asp, uma das prioridades para trabalhar com banco de dados é fazer uma conexão com o banco de dados e manipular seus dados contidos de forma rápida e eficiente. Veja abaixo um exemplo convencional e um utilizando provider:


Exemplo de conexão convencional:


Dim Conexao
Set Conexao = Server.CreateObject("ADODB.Connection")
Conexao.Open "DRIVER={Microsoft Access Driver (*.mdb)}; DBQ=" & Server.MapPath("\db\bancodedados.mdb")




Exemplo de conexão usando provider:


Dim Conexao
Set Conexao = Server.CreateObject("ADODB.Connection")
Conexao.Open "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0; Data Source =" & Server.MapPath("\db\bancodedados.mdb")




Entendendo a conexão com o banco de dados utilizando provider:



Dim Conexao
Set Conexao = Server.CreateObject("ADODB.Connection")


Primeiramente é instanciado uma conexão com o objeto ADO ( ActiveX Data Object ) para a manipulação dos dados no banco de dados, conforme o exemplo acima.



Conexao.Open "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0; Data Source =" & Server.MapPath("\db\bancodedados.mdb")


Após isso, é feita a abertura do banco de dados utilizando um provider ( vinculação de dados ), que utiliza recursos interno do servidor web, onde se torna mais rápido o acesso aos dados no banco de dados, veja acima o exemplo.



Conexao.Open "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;


Provider, é a variável aonde é declarado qual tipo de vinculação de dados será realizado na sua conexão, onde no exemplo exibido acima, é aplicado para banco de dados no formato Microsoft Access 95/97/2000.



Data Source =" & Server.MapPath("\db\bancodedados.mdb")



O parâmetro Data Source é aonde será especificado o caminho lógico do seu banco de dados, aonde utilizamos a função Server.MapPath onde permite que seja definido um caminho lógico, onde se encontra o seu banco de dados, onde db seria a pasta onde esta armazenado e bancodedados.mdb o nome do banco de dados a ser aberto.



André Luis Bassi é desenvolvedor em ASP, onde presta serviço para diversas empresas.



Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por André Luis Bassi (site), que na época era "Webmaster / DBA / Programador". Hoje, vai saber...

0 comentários: