segunda-feira, 16 de abril de 2001

Analisando o .NET

Com o .NET, a Microsoft conseguiu finalmente criar um estilo de programar com o poder do Java mas com o estilo "Windows de ser". O VisualStudio.NET ainda não foi lançado oficilamente, mas várias comparações com o Java Framework já apareceram. A mais comentada em newsgroups é a CLR (Common Language Runtime). CLR é uma JVM no estilo Microsoft. Programas desenvolvidos em C#, por exemplo, são executados através da CLR e uma linguagem interna (IL). A Sun vem alardando em seu site http://java.sun.com que o framework .NET é uma cópia do Java. Porém, quanto à CLR, a Sun esqueceu de dizer que é muito mais rápida que a JVM. Criar aplicativos Java para usuários domésticos atualmente é inconcebível, pois necessita-se do JRE (inclui a JVM) e ainda o desempenho é péssimo. Em contraste, o C# utiliza a CLR de forma "ëmbutida" sem necessitar de um segundo aplicativo, como a JRE.


O C# ainda tem outras vantagens sobre Java: ela herda todos os recursos e coleções do Visual C++ mas adota uma maneira simples de programar, assim como em VB. Muitos comentam que pode ser boa, mas é só para o Windows. Isso não é verdade, futuramente, poderão surgir versões da CLR para Linux, Mac e outros sistemas populares.


O C# também irá agradar os programadores Java, adotando o mesmo conceito de programação. Programadores Java experientes já estão semi-aptos a programar em C#.


Exemplo Hello, World:


using System;


class Hello
{
static void Main() {
Console.WriteLine("Hello, world");
}
}


O C# tem o conceito de namespaces ao invés de utilizar diretivas "import" do Java. No exemplo Hello World, utlizamos "using System" para importar bibliotecas do sitema.


Espero ter ajudado na decisão que muitos programadores tem que fazer: Em qual linguagem se especializar?



Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por Peter Parker (site), que na época era "Desenvolvedor C , VisualBasic, ASP e ASP.NET. Enfim, leitor de gibis do Spider-Man :)". Hoje, vai saber...

0 comentários: