quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Microsoft Learning Portal

Curtindo o clima de final de ano, entre desenterrar backups antigos e jogar um pouquinho de Quake1, estava navegando pelo site do Microsoft Learning e acabei descobrindo coisas interessantes.

Há bastante material de estudo e de ótima qualidade. Tem cursos específicos para as provas regulares, não sendo necessário o preparo exclusivamente garimpando links no MSDN. Além disso, tem também cursos que abordam de maneira introdutória uma série de tecnologias recentes e que ajudar a gente a dar aquele primeiro passo fundamental.

Outra coisa muito interessante, é que há muitos cursos com preços acessíveis, em torno de US$40. Mais interessante ainda, há muitos outros que são oferecidos completamente de graça, que me incentivou a olhar um pouco mais de perto.

Fiquei bastante impressionado, logo de cara, com a qualidade gráfica. O site ficou bem estruturado, se bem que é problemático você encontrar um curso pelo número e a navegação em treeview no que eles chamam de Learning Manager é bem lenta. Mas visualmente é bem agradável e está integrado com os dados contidos no site de MCP. Assim, todas as provas que você fez aparecem no site, permitindo ainda o acesso fácil à impressão do seu transcript.

Todos os cursos que são realizados no site aparecem na área My Archivements, possibilitando que o material que você utilizou ainda seja acessível, mesmo após o término do curso, mas por um tempo limitado, dependendo do treinamento.

O material dos três cursos que fiz hoje me pareceu bem homogêneo, objetivo e de simples compreensão, mesmo para pessoas não acostumadas com cursos online. Apresentações em Flash (o locutor parace que está no banheiro, mas beleza), textos simples e curtos, possibilidade de navegar de maneira não estruturada no site e avaliações pertinentes no final de cada módulo. É possível também acessar o conteúdo dos treinamentos de maneira offline, bastando baixar o E-Learning Offline Player.

Claro, todos os cursos tem pré-requisitos, que envolvem o uso de uma determinada tecnologia durante um determinado tempo, mas isso serve apenas para orientar as pessoas que não adianta querer aprender tudo da noite para o dia. De qualquer forma, fica aqui a dica. Dêem uma passadinha por lá.

0 comentários: