quarta-feira, 2 de janeiro de 2002

Offline

Olá,


antes de mais nada gostaria de desculpar-me pelos problemas que ocorreram nos últimos dias aqui no ASP4D, que fizeram com que o site ficasse fora do ar. Uma série de eventos inesperados culminaram neste problema, mas, ao que parece, está tudo resolvido, tanto com o código quanto com o servidor.


A respeito do código, ocorreu um erro devido a um comentário feito pelo Blade (ê bleide... :). Como ele, ao que parece, estava com insônia, alterou um artigo às 02:48:24. Mas devido a um erro na minha função Today() (responsável por gerar um timestamp que é armazenado no documento XML), incorretamente gravou 2:48:24 (sem o zero).


Até ai, sem muitos problemas, se estivéssemos com o site velho. No novo site, é feita a validação do documento XML com um Schema document, quando este é carregado. Um Schema nada mais é do que a descrição das regras de estruturação dos dados e dos tipos de dados. E aqui reside o problema: um tipo dateTime espera uma data no formato aaaa-mm-ddThh:mm:ss e então já podemos imaginar os problemas. É o equivalente a um banco de dados corrompido.


Não há uma necessidade real do utilizarmos Schemas no ASP4D, uma vez que apenas o site utiliza o documento XML base. Mas, como o ASP4D é um grande laboratório do XML, criei a necessidade do Schema e implantei-o, para verificar se a minha aplicação estava fazendo as alterações corretas no banco de dados. E vejo que estava quase tudo certo...


Bom, explicado o problema, fica a recomendação: testem exaustivamente suas aplicações, lembrando o que significa testar: provar que uma determinada aplicação não funciona.



Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por Rubens N. Farias (site), que na época era "pós-graduado em análise de sistemas orientados a objetos, MCP, MCSD, MCAD, MCSD.NET e consultor em TI, além de idealizador do projeto ASP4Developers. Desenvolve sistemas sob medida, focados na satisfação do usuário, com qualidade e custo realista.". Hoje, vai saber...

0 comentários: