quinta-feira, 8 de março de 2001

Impressões iniciais sobre o ASP.NET

Baixei o .NET há alguns meses, louco para testar. Mas, depois de alguns testes, quando eu iria passar para a parte de desenvolvimento em C#, deparei-me com alguns problemas, que divulgo aqui no grupo:



  • Sistema de Help:
    O help que acompanha o .NET tem muita informação, mas tbém falta muita coisa. É claro que isso será adicionado nos próximos releases, mas faz falta.

  • XML:
    A tecnologia que mais cresce em utilização e que irá ganhar cada vez mais espaço, já possui suporte no ASP.NET, mas é extremamente precário. Não há suporte a diversos recursos (xsl:param, xsl:variable, etc), o que torna inviável a utilização do XSLT.

  • C#:
    Não programava em C há uns 6 anos e a habilidade fez falta. A linguagem é case sensitive (o que IMHO, nao tem muito sentido) tornando difícil a programação em editores de texto puro (UltraEdit, Notepad e afins). Provavelmente será desenvolvido um ambientes de programação com interface orientada a objetos, para facilitar o desenvolvimento. Quem ainda nao conhece nada sobre C#, recomendo visitar o site http://www.csharphelp.com/

  • Debugging:
    Uma ferramenta de depuração interativa faz falta (tipo um Microsoft Script Debugger). Mas as informações fornecidas quando se ativa a depuração de scripts é bastante completa e suficiente para encontrar os eventuais erros.

  • Data Grids:
    Um recurso fascinante. Todos os processo mirabolantes para fazer paginação são coisa do passado, sendo feito agora de uma forma mais clara e simples (má notícia para a PamellaGridClass :)

  • Utilização de memória:
    Ao que parece, o .NET possui alguns memory leaks, pois a memória usada por uma dll do sistema (que me escapa o nome agora) vai aumentado progressivamente. Em ambientes com menos de 128Mb, fica difícil trabalhar, mas acho que a MS pensou nisso: você pode definir a quantidade de memória usada por esta dll (em % da memória disponível) no config.web. Atingindo esse limite, a DLL é reiniciada, liberando espaço significativo.

  • Desenvolvimento de novas aplicações:
    Já vão surgindo algumas aplicações reais feitas para o .NET. Um site ótimo, com shopping cart e afins, com código fonte é o  http://www.ibuyspy.com/. Vale a visita.

  • Migrar ou não migrar ?
    Essa dúvida logo vai surgir na mente dos desenvolvedores. Valem as considerações de sempre: vou obter ganhos ou será apenas uma curiosidade ? IMHO, apenas novas aplicações serão codificadas em ASP.NET e as atuais, que rodam bem sobre o ASP 3.0, continuarão recebendo manutenção corretivas e desenvolvimento de pequenos módulos. A MS deve soltar mais um ou dois betas, antes de anunciar a utilização comercial do .NET, portanto vale a pena ir estudando, mesmo que isso não implique em ganhos imediatos.

  • Onde testar os scripts que monto ?
    Diversos sites já estão oferecendo hosting de sites com o Beta1 do .NET. O mais famoso deles é o www.brinkster.com (antigo eWebCity), mas mais opções podem ser encontradas em http://www.gotdotnet.com/host.aspx

  • Quero mais informações sobre .NET ! Onde procuro ?
    Nós do ASP4Developers estaremos postando novos artigos regularmente, portanto visite-nos regularmente. Enquanto isso, recomendo inscrever-se no news de ASP.NET (news://microsoft.public.dotnet.framework.aspnet) da Microsoft (news.microsoft.com) Outras fontes de pesquisa são:
      - http://msdn.microsoft.com/net/
      - http://www.gotdotnet.com

[]s e bom desenvolvimento!



Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por Rubens N. Farias (site), que na época era "pós-graduado em análise de sistemas orientados a objetos, MCP, MCSD, MCAD, MCSD.NET e consultor em TI, além de idealizador do projeto ASP4Developers. Desenvolve sistemas sob medida, focados na satisfação do usuário, com qualidade e custo realista.". Hoje, vai saber...

0 comentários: