segunda-feira, 10 de março de 2008

Análise de Valor Agregado

Nos últimos meses, estive ajudando um amigo das antigas em seu projeto de mestrado em Engenharia de Software no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, sobre uma ferramenta para análise de valor agregado (EVA - Earned Value Analysis). Trata-se de um método de análise matemática sobre a evolução de projetos, em termos de prazo e custo, tendo como base o que foi originalmente planejado, ou a linha de base.

O projeto consistiu em analisar documentos XML gerados pelo Microsoft Project 2003, fazendo os cálculos necessários e apresentar um relatório analítico dos indicadores do EVA. Tivemos contato com bastante XSLT, XPath, Generics, streams compactados, intersecção de calendários, bem como otimização dos processos de cálculo. O resultado ficou bem bacana.

A ferramenta está operacional no endereço http://www.inpsoft.com.br/, onde pode ser baixada gratuitamente juntamente com o código fonte e/ou utilizada online. Se você tem o Project 2003 instalado, exporte seu projeto para o formato XML e faça o upload no site.

0 comentários: