sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

CodeSmith 4.0

Eu já conhecia o CodeSmith de outros Carnavais, inclusive usando para o desenvolvimento de aplicações ASP 3.0 e ASP.NET, mas resolvi agora passar a usar ele na empresa em que estou trabalhando.


Para o desenvolvimento de uma aplicação baseada em Windows Sharepoint Services 3.0, SQL Server 2005, estamos criando os templates de classes de negócio sobre o framework CSLA 2.1.1.


O desenvolvimento destes templates é baseado em .NET, mas você pode escrever templates para virtualmente qualquer linguagem de programação.


Começamos a trabalhar sobre os templates desenvolvidos por outros usuários e rapidamente já estávamos com nossas peculiaridades implementadas. Vou adaptar outros templates que tenho para a criação das stored procedures e depois outros para a criação de interface.


O tempo gasto no desenvolvimento deste tipo de templates se paga facilmente no decorrer do próprio projeto. Mas é fundamental que o modelo de dados seja corretamente desenhado, para que você se beneficie ainda mais da velocidade que essas ferramentas proporcionam.

Antigamente eu tinha ressalvas sobre o uso de ferramentas de geração de código e metodologias CASE. Achava que um dia iriam substituir o profissional de desenvolvimento. Hoje penso um pouco diferente: empregar as ferramentas adequadas pode ajudar, mas é só sabendo usá-las corretamente que os ganhos realmente aparecem.

0 comentários: