quarta-feira, 24 de julho de 2002

Formulário com várias Ações?

Um formulário em html (<FORM>) pode ter uma ação (ACTION) somente. Porém, utilizando Javascript, temos condição de dar ao usuario a opção de enviar os dados do formulário a um script ou outro, ou seja, podemos mudar a ação (ACTION) via javascript.

Imagine que tenhamos um formulário a ser preenchido pelo usuário e que, ao final, o usuário pode enviar para o Setor de RH ou para o Setor de Compras. Teremos então dois links ao final do formulário:

<a herf="javascript: Enviar('formusuario','rh.asp')"> Enviar para o Setor de RH</a>
<a herf="javascript: Enviar('formusuario','compras.asp')"> Enviar para o Setor de Compras</a>

Devemos, para tal, definir a função Enviar:

<script language="Javascript"> 

function Enviar(nomedoform, novoaction){
   document.forms[nomedoform].action = novoaction;
   document.forms[nomedoform].submit();
}

</script>


São informados dois parâmetros para a função: o nome do formulário a ser enviado (definido no parâmetro NAME da tag FORM) e o nome do script para o qual se deseja enviar este formulário.

Para saber mais sobre envio de formulários via Javascript e suas vantagens leia o artigo Enviando o Formulário sem o Botão Submit.


Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por Adriano Nântua, que na época era "Engenheiro de software e analista de sistemas; Desenvolvedor ASP, Delphi, C/C++ e Java/JSP/Servlets; InterBase fan; Linux fan; Alvirrubro inveterado.". Hoje, vai saber...

0 comentários: