segunda-feira, 4 de fevereiro de 2002

Tipos de dados no SQL Server

Retirado da edição de Setembro/1999 da revista Visual Basic Programmer's Journal











































































Tipo de dadoDescrição
BinaryContém até 8.000 bytes de dados binários de tamanho fixa. Tamanho fixo significa que o campo irá sempre utilizar o espaço que você definiu.
BitCria um campo true/false (verdadeiro/falso). Este tipo de dado armazena apenas os valores de 0 e 1 e não pode conter valores nulos.
CharContém até 8.000 bytes de uma string de tamanho fixo. Use este campo para dados this que irão sempre ser do mesmo tamanho.
DatetimeArmazena a data e hora com precisão de milissegundos em 8 bytes.
DecimalContém dados numéricos com um inteiro à esquerda do ponto decimal e uma parte fracionária a direita. Este campo irá ter um número variável de bytes, baseado na escala e precisão que você especificar. Escala é o número máximo de dígitos à direita do ponto decimal e precisão é o número total de dígitos em ambos os lados do the ponto decimal.
FloatUm tipo de dados numérico aproximado para armazenamento de longos números em ponto-flutuante, com a precisão de até 15 dígitos em 8 bytes. O SQL Server feralmente arredonda esses números para cima.
ImageContém até 2.147.483.647 bytes (aproximadamente 2Gbytes) de dados binários e costuma ser utilizado para armazenar grandes quantidades de dados como imagens ou arquivos de som. Campos definidos com este tipo de dado não podem ser indexadas, pesquisadas, agrupadas ou ordenadas.
IntArmazena um dado numérico preciso para todo número armazenado em 4 bytes. Pode conter números de -2^1031 a 2^1031.
MoneyContém dados monetários definidos com precisão de 4 dígitos. Ele é representado como um inteiro de precisão dupla e consome 8 bytes de armazenamento. Valores podem estar entre -992.337.293.685.477,5808 e 922.337.203.685.447,5807.
NcharContém até 4.000 caracteres Unicode. Tipo de dado de largura fixa, sendo armazenado no dobro de bytes (caracteres Unicode precisam de 2 bytes por caracter).
NtextArmazena caracteres Unicode até 1.073.741.823 posições, armazenados no dobro dos bytes declarados (caracteres Unicode precisam de 2 bytes por caracter).
NumericVeja Decimal.
NvarcharContém até 4.000 caracteres Unicode. Tipo de dado de largura variável, sendo armazenado no dobro de bytes (caracteres Unicode precisam de 2 bytes por caracter).
RealSimilar ao tipo de dado float, usando apenas 4 bytes de armazenamento com precisão de até 7 dígitos.
SmalldatetimeCampo data menos preciso, que armazena data e hora em precisão de minutos, utilizando 4 bytes.
SmallintArmazena dados numéricos preciso até a quantidade de números armazenados em 2 bytes. Menor que o int, ele pode conter números de -32.768 até 32.767.
SmallmoneyContém dados monetários decimais precisos até o 4 dígito. Usa 4 bytes de armazenamento e pode conter valores de -214.748,3648 até 214.748,3647.
TextContém uma string de caracteres não-Unicode com tamanho de até 2.147.483.647 caracteres. Similiar ao campo memo encontrado em outros bancos de dados, este tipo de dado armazena grandes quantidades de texto em páginas de 2kb. Colunas definidas com este tipo de dado não podem ser indexadas, pesquisadas, agrupadas ou ordenadas.
TimestampUm valor binário automaticamente atualizado cada vez que uma tabela com uma coluna deste tipo é alterada. Ele usa 8 bytes de armazenamento e é único dentro do banco de dados. Uma tabela só pode possui uma coluna deste tipo.
TinyintO menor tipo de dado inteiro, ele consome apenas 1 byte de armazenamento e pode conter números de 0 a 255.
UniqueidentifierUm número hexadecimal de 16 bytes, também conhecido como GUID (globally unique identification number). Use a função do SQL Server NEWID() para gerar novos identificadores únicos para alimentar uma variável ou uma coluna deste tipo de dado.
VarbinarySimilar ao tipo binário, este pode conter até 8.000 bytes de dados binários de tamanho variável. Tamanho variável significa que o campo irá consumir apenas o espaço necessário para armazenar os dados contidos no mesmo.
VarcharContém até 8.000 bytes de tamanho variável para strings. Use este tipo para colunas que irão armazenar valores nulos de dados que variam em tamanho.


Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por Rubens N. Farias (site), que na época era "pós-graduado em análise de sistemas orientados a objetos, MCP, MCSD, MCAD, MCSD.NET e consultor em TI, além de idealizador do projeto ASP4Developers. Desenvolve sistemas sob medida, focados na satisfação do usuário, com qualidade e custo realista.". Hoje, vai saber...

0 comentários: