sexta-feira, 14 de setembro de 2001

Onde está o Wally ?

Olá gente! Esta nota é apenas para deixar claro que nao morri e dar uma satisfação aos amigos e visitantes do site. A enquete sobre o layout do site foi finalizada, onde o "novo" ganhou do "velho" com uma pequena margem de vantagem. Então, resolvi colocar as duas versões, podendo o visitante escolher qual ele prefere.. Mais democrático, não ?


Mas, o tempo anda escasso e, para variar, minha fonte queimou. Estarei redesenhando o ASP4D enquanto toco outros projetos paralelos.


E por falar em projetos paralelos, deixo aqui algumas dicas sobre o que ando estudando, para atiçar a curiosidade dos colegas. Andei analisando de perto os Schemas, em particular o XML-Data Reduced (XDR). Em linhas gerais, funciona basicamente como um DTD, definindo qual a estrutura de um documento XML, mas com dois diferenciais importantes: usa a sintaxe do XML e permite definir tipos de dados. Fica bastante interessante deixar o client fazer a validação de, por exemplo, campos data ou numéricos, sem muito código. Vale a visita.


Uma outra tecnologia que aposto bastante e que atualmente é a minha menina dos olhos, é a Scalable Vector Graphics (SVG). Consiste em um vocabulário XML para descrever gráficos bidimensionais, com recursos fantásticos, que é melhor vendo do que eu explicando. Acessem www.adobe.com/svg/demos/ e entendam o que eu estou falando. Não esqueçam de clicar com o botão direito, olhar o código fonte e exclamar: "putz! pensei que fosse flash... caraca!". Sinceramente recomendo uma análise detalhada da documentação de 600 e tantas páginas no site http://www.w3.org/TR/2001/REC-SVG-20010904/ (lembre-se que é um padrão que será aceito por empresas do porte de Microsoft, Adobe, Corel, etc)


Bom gente, por enquanto é só. Abraços a todos



Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por Rubens N. Farias (site), que na época era "pós-graduado em análise de sistemas orientados a objetos, MCP, MCSD, MCAD, MCSD.NET e consultor em TI, além de idealizador do projeto ASP4Developers. Desenvolve sistemas sob medida, focados na satisfação do usuário, com qualidade e custo realista.". Hoje, vai saber...

0 comentários: