terça-feira, 5 de junho de 2001

ASP com InterBase

     Nós, desenvolvedores ASP podemos contar agora com mais um grande aliado: o InterBase, a plataforma de Banco de Dados da Borland/Inprise.
    O Interbase é o que se pode chamar de "banco de dados de gente grande", não devendo quase nada em relação ao Oracle ou ao MS SQL Server. Se fôssemos fazer uma pesquisa com notas de 0 a 10 para todos os bancos de dados existentes no mercado, teríamos o Oracle com 10 (se deixasse os "Oracleiros" botavam 11!), o MS SQL Server com 9 e o InterBase com 8,5. Na verdade, o InterBase perde mais por causa de sua pouca popularidade, pois ele possui todos os recursos de um grande BD: domains, stored procedures, views, roles, triggers, generators, exceptions, suporte a UDF (User Defined Functions), além de uma integridade referencial impecável, controle de usuários e permissões, ferramentas de backup/restore, sweep e reparação de BD. Ele ainda apresenta duas grandes vantagens sobre seus concorrentes:

1. É leve. Levíssimo! Para se ter uma idéia, a instalação do server, por exemplo tem 8MB e o Client tem 5MB (aproximadamente). Ele roda leve também, não utilizando muito recurso de memória do sistema se não houver muitos usuários fazendo requisições ao mesmo tempo(o que faz com que qualquer servidor de BD comece a perder performance). Mesmo assim, o InterBase, assim como Oracle e SQL Server tira de letra o tratamento multi-usuário e grandes processamentos de dados.


2. É Free. Grátis. Custo 0. Mais barato que uma injeção na testa. E mais: é OpenSource. Isso foi uma jogada da Inprise/Borland para popularizar seu BD juntamente com o lançamento do Kylix e do Delphi 6. O download dos binários e/ou dos códigos fontes pode ser feito a partir de http://www.borland.com/devsupport/interbase/opensource/


    O Interbase ainda possui uma vantagem sobre o SQL Server: além do Windows, ele possui versões para Linux e para Solaris, com 100% de compatibilidade, ou seja, um BD criado no Windows roda redondinho no Linux e vice-versa.
   
Só havia uma problema: a Borland não desenvolveu drivers ODBC ou OLEDB para acessar o InterBase, tendo em vista que o acesso por Kylix/Delphi/C++Builder/JBuilder é praticamente nativo. O pessoal ASP/VB/Outros ficou de fora. A iniciativa ficou então para terceiros e após pequisar muito encontrei:



  • Drivers ODBC bons e pagos (caro!);

  • Drivers ODBC ruins e freeware;

  • Um driver OLEDB bom e gratuito (SIBProvider) desenvolvido por Márcio Wesley Borges, que pode ser obtido (intalação completa ou DLL somente) em http://www.sibprovider.com. Lá também, você encontra todas as informações necessárias ao seu uso como string de conexão e criação do objeto. Testado e aprovado!

Nossa comunidade agora pode contar com um BD excelente e gratuito!



Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por Adriano Nântua, que na época era "Engenheiro de software e analista de sistemas; Desenvolvedor ASP, Delphi, C/C++ e Java/JSP/Servlets; InterBase fan; Linux fan; Alvirrubro inveterado.". Hoje, vai saber...

0 comentários: