sexta-feira, 9 de março de 2001

Estrutura de Diretórios para um Projeto

Isto parece besteira para muitos, organização de projetos. Mas com certeza, isto facilita a manutenção do sistema e também facilita a localização de arquivos, isto é muito interessante para quem está começando agora e larga tudo jogado dentro da mesma pasta, leia pois creio que será útil:

 

Nesta dica, não estarei me referindo no projeto que já está na produção, e sim ao projeto que está no ambiente de desenvolvimento.

 

Alguns ítens que eu sugiro que sejam colocados na estrutura de diretórios são:


  • Documentação (Onde será armazenado os contratos, atas, Dicionário de dados, etc. Isso tudo caso você os utilize)

  • Exemplos (Esta pasta pode ser utilizada para que você faça seus testes guarde exemplos, para que voc6e não repita os mesmos passos sempre que for fazer alguma manutenção no seu sistema)

  • Imagens (Diretório onde serão armazenados todas as imagens utilizadas no seu projeto.

  • Web (Diretório que simulará o ambiente de produção, sugiro que você defina como um diretório virtual no IIS)

  • Componentes (Diretório onde os componentes utilizados no seu projeto fiquem armazenados)

  • Misc (Diretório onde você pode colocar todos os arquivos não utilizados, assim como imagens interessantes, componentes para utilizar caso o escolhido não funcione, isso pode te ajudar a não ficar procurando arquivos na internet novamente)

  • Dados (Caso você utilize banco de dados como o Access, você deve colocar a estrutura do seu banco de dados.)

  • Layout (Caso sua você esteja desenvolvendo o design da sua aplicação, e precisa ficar algo bonito, este diretório poderá ser utilizado para armazenar propostas de layout, feitas com qualquer ferramenta, eu utilizo Ilustrator, Photoshop, somente para que você possa ter várias opções caso a primeira não funcione)

 

Para quem está começando a aprender ASP agora, ou já sabe, para treinar um pouco mais, criar uma aplicação, voltada a você mesmo, ou até para vender, uma aplicação que administre seus projetos, onde você cadastra seus projetos, os diretórios que vai utilizar uma descrição e sua aplicação cria tudo e até administra. A partir deste ponto, valerá a determinação que cada um tem para desenvolver uma aplicação.

 

Obrigado.


Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por André Guergolet (site), que na época era "Desenvolvedor de aplicativos voltados a WEB à 3 anos. Atualmente trabalha com aplicativos de monitoração de redes utilizando .NET e outros recursos.". Hoje, vai saber...

0 comentários: