quarta-feira, 24 de janeiro de 2001

Executando stored procedures / consultas parametri

Conforme vamos nos aperfeiçoando na "Arte de programar computadores", começamos a integrar diversas soluções em uma mesma aplicação. Imagine que você tenha uma consulta no Access que recebe um parâmetro para fazer uma consulta a uma tabela. Ela funciona legal e você não quer copiar o código SQL inteiro para seu script ASP. O que fazer ?


A solução vêm com o nome de object Command. Este objeto permite executar stored procedures e consultas parametrizadas no banco de dados. Segue um exemplo prático: Suponhamos que você tem uma consulta no Access ("MinhaConsulta"), que recebe o código do cliente ("CódigoCliente", númerico inteiro) e faz uma série de relacionamentos entre tabelas. Para este exemplo funcionar, é necessário que vc inclua o arquivo ADOVBS.INC no fonte com a diretiva #include.


<!-- #include file="adovbs.inc" -->
... início do script, contendo a conexão com o banco de dados ...
set oCmd = Server.CreateObject("ADODB.Command")
oCmd .ActiveConnection = conn         ' Aqui entra a referência ao objeto Connection
oCmd.CommandType = adCmdStoredProc    ' Consultas parametrizadas são interpretadas como SPs
oCmd.CommandText = "MinhaConsulta"    ' Aqui vai o nome da consulta
oCmd.Parameters.Append oCmd.CreateParameter("CódigoCliente", adInteger,,, Request.Form( "CodCliente" ) )


set rsquery = oCmd.Execute


... segue rotina para exibir os dados coletados ...



Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por Rubens N. Farias (site), que na época era "pós-graduado em análise de sistemas orientados a objetos, MCP, MCSD, MCAD, MCSD.NET e consultor em TI, além de idealizador do projeto ASP4Developers. Desenvolve sistemas sob medida, focados na satisfação do usuário, com qualidade e custo realista.". Hoje, vai saber...

0 comentários: