quarta-feira, 24 de janeiro de 2001

Beat - o horário mundial da Internet!







Beat - o horário mundial da Internet


Os encontros on-line são cada vez mais comuns na Internet. É possível conversar, trabalhar e estudar com pessoas de outros países e continentes. Mas o problema do fuso horário tem causado muitos desencontros! Como marcar uma sessão on-line com pessoas que vivem a noite quando apenas acabamos de levantar pela manhã?
Pensando nisso foi criado a hora internacional da Internet.

Com a ampliação do número de usuários da Internet e das formas de utilização de tecnologias para se comunicar on-line (chats, video-conferências etc.), criou-se um problema: como marcar uma hora para realizar estas sessões on-line?
Com a diferença de fusos horários entre países, esta pode ser uma tarefa complicada; que horas são agora em Roma? E em Bombain?

Pensando nisto, a Swatch (fabricante de relógios) decidiu criar um novo sistema de contagem de tempo para a utilização na Internet; e quem sabe, se a moda "pegar", também no mundo real!
Os caras até criaram um novo meridiano (BMT ) em Biel na Suíça, que foi inaugurado em 23 de outubro de 1998 e é a referência universal para o horário da Internet! .

A intenção é criar uma representação do tempo que seja comum a todos, ou seja, tenha o mesmo valor em qualquer país do mundo; surgiu então o Beat.

Os caras criaram o Beat dividindo o número de segundos existentes em um dia (86.400 segundos) por mil. Então, um dia tem 1000 Beats, cada um correspondendo a 86,4 segundos (1 minuto e 26,4 segundos).

O símbolo do Beat é @, e o Beat @000 corresponde à zero hora no horário tradicional na cidade de Biel (Suíça), onde está sediada a Swatch.

Sendo assim, não importa o país no qual o internauta está, o horário em Beat é sempre o mesmo para todos. Por exemplo:



















País horário tradicional Beat
Suíça (Biel) 00:00h @000
Brasil (Brasília) 20:00h @000
Tokio 08:00h @000

Para fazer a conversão do horário tradicional para o Beat é necessário saber a diferença de fuso horário entre a cidade em que se está e a cidade de Biel (levando em conta o eventual horário de verão); no caso de Brasília a diferença sem horário de verão é de 4 horas (menos 1 hora no caso de estarmos no horário de verão).


A diferença em horas entre as duas cidades é convertida em segundos e o resultado é dividido por 86,4 segundos. Como resultado temos o Beat. Por exemplo:

Supondo que agora em Brasília sejam 14:36:00h (horário de inverno), então:


Beat=((14 * 3600) + (36 * 60) + (4 * 3600)) / 86.4


Beat=@775



Bem ficamos por aqui. Para o cálculo do Beat ou utilize nosso conversor on-line para saber o Beat em sua cidade.

Boa programação!




  • Ronaldo é desenvolvedor ASP e analista de sistemas; desenvolve soluções para Internet e é autor de vários artigos sobre a linguagem ASP em sites do Brasil e do exterior.




  • Esta matéria foi postada originalmente no ASP4Developers por Ronaldo Reis, que na época era "Desenvolvedor ASP.NET e analista de sistemas; desenvolve soluções para Internet e é autor de vários artigos em sites do Brasil e do exterior.". Hoje, vai saber...

    0 comentários: